SEARN

O Sindicato dos Engenheiros Agrônomos no Estado do Rio Grande do Norte fundado em 16 de maio de 1978, com sede em Natal, é uma entidade sindical de 1° grau, sem fins econômicos, que atua em todo o território potiguar, sendo reconhecida por sua trajetória de luta em defesa da categoria.

A entidade passou por um enfraquecimento político entre 1991 e 2013 devido ao afastamento do sindicato da base, até que em uma reunião no auditório do CREA-RN, um grupo formado por 13 engenheiros agrônomos decidiu compor uma junta (em caráter provisório) para reorganizar a entidade, realizar o recadastramento dos filiados da entidade. O grupo assumiu em outubro de 2013.

Já as eleições oficiais para a diretoria efetiva para o quadriênio 2014-2018 foram realizadas no dia 16 de setembro de 2014 e a solenidade de posse foi realizada no dia 17 de outubro com apresentação oficial da nova diretoria da entidade que tem em sua base de representação, engenheiros (as) agrônomos (as) e agrônomos (as).

O SEA-RN conta hoje com uma diretoria que desenvolve ações com base nas fundamentações teóricas e diretrizes que compõem os princípios éticos do exercício profissional na defesa dos diretos da categoria e do cidadão.

Os processos formativos consideram as demandas e especificidades da categoria da agronomia no estado do Rio Grande do Norte, seja para o meio agrícola, social, do sistema Confea ou para a qualidade de vida do profissional, especialmente neste momento, onde é imperativa a necessidade de formação de multiplicadores para atender as demandas da legislação ambiental, diante do passivo ambiental de grande parte das unidades familiares de produção e de retomada do espaço do sindicato junto à categoria e a sociedade potiguar.