Jambo

Jambo

O Jambeiro é uma árvore da família das mirtáceas, originária do sudeste asiático e cultivada em quase todo o Brasil.

 
Espécies

A mais apreciada é a Eugenia malaccensis Linn., conhecida popularmente como jambeiro vermelho e jambeiro encarnado, E uma árvore de porte alto, copa densa e piramidal, folhas sem pêlos e verde-luzentes. Suas flores são róseo-purpúreas. O jambo é um fruto ramoso, provido de polpa dura, branca e esponjosa. E externamente avermelhado e mede de 6 a 7 cm. Seu sabor se assemelha ao da pêra. Pode ter semente ou não. Outra espécie é o jambeiro rosado (Eugenia jambosa Lim.), árvore ornamental ramosa, de folhagem densa, com folha grandes sem pêlos e verde-luzentes, suas flores são brancas, o fruto é duro com 3 a 5 cm de diâmetro, esbranquiçado ou amarelo, com matizes róseos, A polpa é pouco suculenta, perfumada e azeda, comum a ou duas sementes soltas. A terceira espécie (menos apreciada) é o jambeiro branco (Eugenio aquea). Os frutos são pequenos, brancos e sem sabor. Dos três tipos, só o jambeiro vermelho é produzido em escala comercial.


Clima e solo


Há jambeiros em quase todo o território brasileiro. A planta não suporta muito frio e geadas. O jambeiro vermelho prefere solos permeáveis e profundos. Os jambeiros rosados e brancos se desenvolvem em qualquer tipo de terreno, menos os turfosos.

 

Propagação

A multiplicação do jambeiro e feita geralmente por sementes plantadas em canteiros ou em jacazinhos (balainhos).

 

Espaçamento e coveamento

A distância entre as plantas varia de 7 a 8 m. As covas devem medir 0.60 x 0,60 x 0,60  m.

 

Adubação

De maneira geral, recomenda-se no plantio: esterco de curral (20l): fosfato de Araxá 300 g); e cinzas de madeira (200 g). O jambeiro dispensa adubação anual.

 

Plantio

De setembro em diante, tomando-se os cuidados necessários no transplante para o lugar definitivo.

 

Tratos culturais

Recomendam-se as capinas manuais ou mecânicas e a podadas árvores em formação, em forma de laça.

 

Colheita

As plantas oriundas de sementes começam a frutificar a partir do quarto ano, entrando em produção comercial do sexto ano em diante. O jambeiro produz durante mais de 20 anos, com média de 10 kg de frutos por árvore e a colheita normalmente se dá a partir de novembro.

 

Composição por 100 g

50 calorias, 0,8 g de proteínas, 26 mg de cálcio, 13mg de fósforo. 1,4 mg de ferro, 25 mmg de vitamina A, 0,02 mg de vitamina B1, 0,03 mg de vitamina B2, e 22 mg de vitamina C.

Fonte: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/jambo.html