Pitomba

Pitomba
    A Pitombeira (Talisia esculenta, Radlk.) é uma árvore da família das sapindáceas, originária da região amazônica, atinge até 15 m de altura. Sua copa é arredondada e o caule tem muitos ramos de casca lisa e cinzenta. Suas flores são brancas, perfumadas e dão em cachos terminais. O fruto, a pitomba,  é carnoso e de casca amarelo-acinzentada, dura equebradiça" e tem um caroço grande ealongado. E agridoce, saboroso e muito apreciado. O caroço, muito adstringente, é usado contra a diarréia crônica. 
 
Clima e solo 
    A pitombeira desenvolve-se em zonas de clima quente e temperado e em solos profundos, permeáveis e bem drenados. 
 
Propagação 
    A única forma de multiplicação empregada é por sementes, que devem ser plantadas em jacazinhos (ba-laios), canteiros ou no local definitivo.Não são necessários cuidados especiais, por causa da rusticidade da planta. 
 
Plantio 
    As mudas devem ser plantadas, de preferência, no início da estação úmida e em dia chuvoso. 
 
Espaçamento e coveamento 
    O espaçamento indicado é de 10 x 10 m. Dimensão das covas: 40 a 50 cm de comprimento, largura e profundidade. 
 
Consorciação 
    É vantajoso o plantio de culturas consorciadas no primeiro ano. 
 
Tratos culturais 
    As capinas são indispensáveis, de preferência feitas mecanicamente. As podas de formação são desnecessárias, mas podem ser feitas as de limpeza. 
 
Colheita 
    A altura da árvore dificultaesta operação, que é amenizada, em parte, pela ramificação abundante da Pitombeira. A fruta é pequena, leve, de casca muito dura e resiste bem a quedas e pancadas, dentro de certos limites. A pitomba se conserva por várias semanas e resiste a longas viagens. 
 
Composição nutricional por 100g
0,4 g de proteínas, 15 mg de cálcio, 9 mg de fósforo, 0,8 mg de ferro, 30 mmg devitamina A, 0,04 mg de vitamina B1, 0,04 mg de vitamina B2, e 33 mg de vitamina C.

 

Fonte: http://www.lideragronomia.com.br/2012/07/pitomba.html